Esportes Náuticos - Educando através da vela

A Iniciação Esportiva é a porta de entrada para os alunos do Projeto Grael. É aqui que as crianças e jovens aprendem a velejar pela primeira vez e se tornam íntimas do esporte. As aulas de natação oferecidas pelo Projeto complementam o aprendizado e são necessárias para garantir a segurança dos alunos. As turmas de vela são divididas obedecendo critérios de faixa etária, conteúdo assimilado e tamanho/peso dos alunos.

Introdução à natação para a vela

Os cursos Optimist Básico I e II atendem a crianças de nove a 13 anos e tem o objetivo de apresentar a vela aos alunos. Desta maneira, pode ocorrer o interesse pela prática do esporte.
A partir de aulas lúdicas, teóricas e práticas, o curso é direcionado para tornar a vela um esporte acessível a todos e motivar o prazer em velejar, desenvolvendo nas crianças habilidades motoras, cognitivas, intelectuais e de socialização, dentre outras (equilíbrio, força, agilidade, autoconfiança, disciplina, liderança, respeito à natureza, concentração, percepção do meio etc.).

Optimist básico I e II

As aulas ocorrem duas ou três vezes na semana, com turmas das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os módulos Avançado I e II de Dingue e Optimist são complementados com aulas de marcenaria, onde os alunos aprendem a fazer pequenos artesanatos.
Introdução à natação para a vela
O curso atende a todas as faixas etárias do Projeto Grael e tem como objetivo promover a adaptação e segurança na água, proporcionando também aprendizados como: respiração, imersão, flutuação e propulsão. Ao final do curso, os aprovados são indicados a se matricularem nas aulas de vela.

Optimist avançado I e II

Também direcionado a crianças de nove  a 15 anos, estes cursos dão continuidade ao desenvolvimento das habilidades já despertadas anteriormente no módulo básico de Optimist, além do interesse pelo esporte. Nestes módulos, além das duas aulas semanais de vela, o aluno passa a participar também de aulas de noções de marcenaria, aprendendo a utilizar ferramentas simples, bem como suas regras de segurança e manutenção. Ao final do curso, são confeccionados produtos individuais, como miniaturas de barcos, porta-retratos, bandejas de mosaicos, dentre outros.

Dingue básico I e II

São nestes módulos que jovens com idade superior aos 15 anos que ainda não participam do Projeto Grael iniciam suas práticas de vela. Os objetivos permanecem os mesmos dos cursos de Optimist Básico I e II: tornar a vela um esporte para todos e motivar o prazer em velejar, desenvolvendo o trabalho em equipe e as habilidades motoras e cognitivas.

Dingue avançado I e II

Nos módulos Avançado Dingue I e II os alunos continuam desenvolvendo suas habilidades náuticas e passam participar de aulas introdutórias de Carpintaria Náutica.

Vela Profissionalizante

O curso de Vela Profissionalizante complementa os demais módulos oferecidos no Programa de Iniciação Profissionalizante e atende a jovens com idade entre 16 e 24 anos. Seu objetivo é apresentar a vela e desenvolver conceitos básicos de navegação para iniciação profissional ou esportiva, quer seja como tripulante, gestor de embarcação, autônomo ou como funcionário na indústria/serviços envolvendo produtos náuticos. Desta forma, pretende-se formar um profissional melhor preparado, mais completo, desenvolvendo também qualidades físicas e intelectuais aplicadas a esse segmento.
Conteúdo programático:
Nós; nomenclatura do barco e sua armação; manuseio dos equipamentos utilizados; vocabulário/nomenclatura náutica; sinalização utilizada no mar e nas regatas; cuidados e manutenção das embarcações; estudo das marés e ventos.




Parceiros

Colabore com o
Projeto Grael

Na Rede